O que é Conjuntivite?

1_1

Uma das doenças mais recorrentes nos olhos é a conjuntivite, que pode ser causada por vírus, bactérias ou uma simples alergia. A conjuntivite ocorre por conta de uma inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste a parte interna das pálpebras.

A forma alérgica é o modo mais comum de contaminação, pois as pessoas ficam expostas a fatores que colaboram com o aparecimento de reações como ácaros, poeira e o pelo de animais. Ela não é transmissível e costuma afetar pessoas que já têm alergia, rinite ou bronquite. Nesses casos, o combate às causas da alergia é a melhor forma de prevenção.

Os tipos mais graves de conjuntivite são causados por vírus ou bactérias, já que são muito contagiosas. Elas acontecem quando micro-organismos infectam a membrana conjuntiva. Os sintomas da conjuntivite viral incluem irritação nos olhos e muito lacrimejamento. O tratamento consiste em limpar e hidratar os olhos com compressas frias e utilizar colírios indicados pelo oftalmologista.

Lembrando que para prevenir a conjuntivite é indicada uma boa higiene, evitar coçar os olhos, sempre lavar as mãos e proteger sua visão.

Só o oftalmologista pode diagnosticar e tratar o seu tipo de conjuntivite, por isso evite a auto medicação e procure um medico.

Dúvidas sobre este problema ocular? Converse com a nossa equipe:

Ficou com dúvidas?